quarta-feira, 20 de abril de 2011

Tempo de lembrar


Segundo o dicionário Aurélio lembrar é: trazer a memória; recordar. Dar a idéia  de, sugerir, propor. Fazer recordar. Recomendar. Ter lembrança; recordar-se.

Hoje está sendo um dia nostálgico, não teve aula no Valores, e não haverá durante essa semana, diante disso, só me resta recordar dos bons momentos vividos durante esse um mês de curso.

O curso inicio no dia 16 de Março, com uma reunião, com todos os alunos e professores do Valores. A coordenadora apresentou todo o programa, seus objetivos, e todo o processo que vamos viver ao longo desse ano. Ao fim da reunião, professores e alunos foram para as devidas salas, para ter aquele "primeiro contato". No curso de teatro temos como professores: Simone (que tbm é coordenadora), Assis e Fafá.

No dia 17 de março, foi o dia das apresentações, cada aluno se apresentou, e como somos muitos, passamos praticamente a tarde inteira falando e ouvindo uns aos outros. No fim da aula, Assis e Fafá, pediu para que corrêssemos um de cada vez, com os olhos fechados e braços abertos, até onde eles estavam. Eles fizeram isso para mostrar que podemos confiar neles, e que eles vão está sempre do nosso lado. A sensação de correr no escuro, também foi muito boa.

Dia 18 de março, tivemos aula com o Assis. Ele propôs duas dinâmicas: a primeira foi o Anjo e o Protegido- o ajo tinha a função guiar o protegido, não deixando que nada o aconteça. Já o protegido tinha a função de confiar no seu anjo, pois estaria com os olhos fechados. Adorei essa atividade, se protegido é muito instigante, porque ao mesmo tempo que você não pode ver nada, tem alguém do seu lado te protegendo, e em contra partida há uma sensação de liberdade. Na segunda dinâmica, após montar pequenos grupos de 6 pessoas, formamos uma roda, onde cada um de uma vez, deveria ir para o centro e deixar ser movido como um pêndulo.  A principio foi muito difícil, encontrar um ponto seguro e ficar imóvel, sendo levado pelos outros, mais aos poucos, a dificuldade foi passando e sensação foi melhorando.

No dia 22 de março, tivemos aula com Fafá. Ela passou um documentário do Grupo Galpão, lançado pelo programa Petrobrás Cultural no ano de 2003. O filme é muito interessante, pois nos conta a história do grupo, onde que surgiram, como foram suas primeiras apresentações. Para mais informações aconselho ver o filme. Vale a pena, é muito bom!!!

No dia 23 de março, foi a nossa primeira aula de dança com o professor Charles. Após o aquecimento de todo dia, o professor distribui pela turma um pequeno papel contendo um ditado popular, cada um teve que montar uma coreografia a partir do que estava escrito. A frase que peguei foi: "As pessoas tolas não sabem o que dizem." Achei um pouco complicado, montar algo a partir disso, mas aos poucos foi conseguindo criar algo, que pessoalmente, eu gostei. Depois de todo mundo usar a criatividade e montar alguma coisa, apresentamos, foi legal ver o que os outros conseguiram criar, e saiu muita coisa interessante.

No dia 24 de março, tivemos aula com o professora Cássio, aula de linguagem. Com o intuito de saber o que a turma entendia sobre linguagem, ele distribui um peque papel para que pudéssemos escrever, o que pra gente é linguagem. Depois de todos escreverem, ele recolheu os papeis e novamente distribui entre a turma e depois cada um leu o papel que pegou. A partir disso fomos discutindo o que é linguagem, após a discussão ele passou alguns filmes mostrando seu uso como forma de linguagem.

Dia 25 de março, no início da aula recebemos o Caderno do Jovem (nosso diário e companheiro de todas as horas) e fizemos nosso acordo didático, e após assinamos a lista, de que estamos cientes dos combinados. Abaixo uma fotinha da turma com seus respectivos cadernos.
A turma de teatro do Valores 2011 - tarde
Assis assinando a lista
Simone também assinando a lista
 Fizemos algumas atividades que trabalharam a coordenação motora e atenção. Em uma das atividades havia uma musiquinha assim: 


Comando bimbelé
bimbelé (repetíamos em todas)
Comando moutain
moutain
Comando bimbelé
bimbelé
Comando tower
tower
Comando bimbelé
bimbelé
Comando Double moutain
moutain
Comando bimbelé
bimbelé
Comando double tower
tower
Commando bimbelé
Bimbelé

A música é bem fácil, mas o Assis complico um pouco a atividade. Cada verso tinha um movimento com as mão que deveria ser feito simultaneamente, só podíamos repetir a última palavra do verso, caso ele falasse o verso completo, quem errava saía da brincadeira.

No dia 29 de março, tivemos aula com a Simone. Fizemos uma grande roda, e em dupla, os alunos foram entrando no meio da roda simulando uma briga, mas permanecendo numa distância razoável um do outro. A turma adorou, e fizeram torcidas e tudo mais!!! Depois ela mudou a dinâmica, nos agrupamos em pequenos grupos, e imaginando que estávamos em cima de um prato suspenso por uma pedra no centro. Dois grupos de cada vez, foi se colocando nas bordas do prato imaginário, procurando um ponto de equilíbrio, os grupos tinham que manter uma sincronia, entre si e com grupo adversário para o prato não virar. Mais uma vez, ela mudou a dinâmica. Formamos outros grupos, e ela pediu para montarmos uma máquina. Nos reunimos nos grupos, e fumaça começou a sair das cabeças, foi um momento de criação. Depois de criadas as máquinas, os grupos apresentaram, houve muitas máquinas interessantes, como a de máquina de trocar de roupa, maquina de dá vida a robô, e a do meu grupo foi a máquina da "evolução humana".
Com o fim da aula, a Simone nos deu uma notícia, que o Assis disponibilizou 6 ingressos, para ser sorteado entre os alunos, para irem assistir ao Campeonato Internacional de FIMPRO, que a sua companhia, UMA COMPANHIA, estava participando e organizando. A Simone fez o sorteio e o meu nome foi o primeiro a ser sorteado. Adorei, muito interessante, os atores são muito criativos, e o campeonato foi fantástico!!

Dia 30 de Março, tivemos aula de dança com o Charles. Retomamos o que fizemos na aula passada e formamos grupos com as coreografia que tinham algo em comum. Com os grupos formados fizemos uma pequena apresentação, que foi filmada pelo Mangá.  No dia anterior ganhei a cortesia pra ir no FIMPRO, e como adorei ter ido, fui de novo, já que não tinha contra indicação!!rsrs!!!

No dia 31 tivemos aula de linguagem com o Cássio. Foi passado alguns vídeos, e ele abriu espaço para a turma apresentar. Participamos da aula e alguns colegas leram texto, outros passaram vídeos e ainda outros até cantaram. A aula foi bem diversificada e criativa!!

Dia 01 de Abril, a aula foi com a Simone. Formamos pequenos grupos, e cumprimos algumas tarefas como: todos juntos, olhando para um mesmo lugar e com a mesma expressão. O grupo que participei, imaginamos o fim do mundo, meteoro vindo em nossa direção. Olhamos fixamente para a mesma direção, com expressão de assustados e finalizamos caindo todos no chão. Depois de todos os grupos apresentarem, suas expressões, passamos para oura tarefa. Montar quadro (fotografia), o grupo criou uma imagem de uma disputa de MC’s. A partir dessa imagem tivemos que criar mais três que fossem sequências dessa primeira, sendo que a primeira poderia aparecer em qualquer momento, não necessariamente no começo. Feitas as outras três imagens, tivemos que colocar pequenos movimentos e uma fala pra cada cena. Durante cada etapa, os grupos foi apresentando e foi muito interessante ver o resultado dos grupos. Diante disso, percebemos que o grupo precisa trabalhar juntos, para chegar no objetivo que precisa ser o mesmo de todos: concretizar a atividade.

O dia 05 de Abril foi bem exaustivo, a turma conversou muito, a Fafá, estressou, pois a conversa realmente estava demais. Ela conversou com a turma, depois saiu de sala, nos deixando para conversarmos e chegar a alguma solução. Conversamos, percebemos que não podíamos continuar com as conversas, que devemos nos respeitar e respeitar os outros que querem aprender. Com toda essa conversa não tivemos aula, sai da aula muito desmotivada e chateada, mas faz parte, a turma precisa melhorar e contribuir para que as aulas sejam cada vez mais interessantes.

No dia 06 de abril, a aula de dança foi com o Mascote, ele não quis revelar seu verdadeiro nome. Ele nos ensinou um passo, depois que todos apreenderam, ele separou a turma em pequenos grupos, e foi acrescentando outros movimentos em todos os grupos. Cada grupo na sua vez foi apresentando, o trabalho concluído ficou muito bacana.

Dia 07 de abril foi aula de Linguagem com o Alex, sua primeira aula com a turma. Não fui na aula porque fiz uma pequena cirurgia na boca e já estou recuperada.

No dia 08 de abril, mesmo de atestado não quis perder a aula, já estava bem, tivemos aula com o Assis. Ele pediu para separar em duplas e começamos a trabalhar com fluxo de palavras, onde um de cada vez começou a falar todas as palavras que vinha na mente, outro ouvia as palavras e depois contava uma história usando as mesmas. Foi muito interessante ouvir as histórias, umas mais engraçadas que as outras. Ao longo da atividade, fomos mudando de duplas, ouvindo novas palavras e criando outras histórias. Depois as duplas que quiseram foram à frente apresentar para a turma. Infelizmente não pude participar de todos os momentos da aula, devido a cirurgia que tinha feito, que me impedia de falar muito, mas haverá outras oportunidades.

No dia 12 de abril, foi a primeira aula que tivemos com a Fafá depois da conversa. A aula foi tranquila, a conversa diminui e todos viveram felizes. A Fafá iniciou a aula, após o aquecimento, com uma dinâmica, pediu para a turma fazer uma fila indiana, e separou um aluno. A fila agora se transformou em um centopéia , e o aluno sozinho um gavião. A centopéia teve com missão proteger a última bolinha (pessoa) e gavião deveria correr tentar pega-la. Com a turma é muito grande, a Fafá dividiu a centopéia ao meio, agora ficou muita mais fácil de proteger a última bolinha. A turma do primeiro grupo, não conseguiram se organizar para proteger a bolinha, o segundo, conseguiram entrar num consenso e todos trabalharam juntos para conseguir chegar ao objetivo. Fizemos como um espiral, onde a última bolinha ficava no meio e o resto da centopéia em sua volta, a protegendo.
Com o término dessa atividade, a Fafá propôs outra, ao contrário da anterior, que era em grupo, essa é individual. A Fafá é Deus, e os alunos continuaram relés mortais, só que tinhas a missão de matar uns aos outros com um tapa nas costas, mas só morria aquele que levava três tapas. Como a morte chega pra todos, fomos morrendo, e ao morrer tínhamos que avisar a nossa morte e encená-la da forma que quisermos, como um monólogo. Houve todo tipo de morte, alguns morreram de dor de barriga, outros com falta de ar, ainda outros brigaram com Deus, pelo fato de estarem morrendo ou ter morrido. Saiu muita coisa engraça e interessante. Terminando essa dinâmica iniciamos outra, em grupos de até 12 pessoas, cada grupo teve que ir à frente e construir um história, onde cada um do grupo falava somente um palavra. Houve algumas história sem pé e sem cabeça, e outras bem interessantes. Nesse tipo de atividade, percebemos a importância de estarmos atenados no que o outro falou, para falar uma palavra que fizesse sentido na confecção da história, achei bem interessante.

 Dia 13 de abril, tivemos aula de dança com o Mascote, criamos uma apresentação de dança que segundo ele, ficou bem abstrata, não dá pra falar sobre o que se refere, não há um definição, e é bem difícil descrever, por isso não tenho muito pra falar, exceto que foi muito boa a aula, adorei, e todos gostaram do resultado, de termos conseguido montar até o final.

No dia 14 de abril, foi aula de linguagem com o Alex. Ele nos mostrou uma foto de um cavalo com as patas no ar, do Muybridge. O Muybridge foi contrato pelo  ex governador da Califórnia , um amante de cavalos pra provar que o cavalo fica com as quatro patas no ar. Ele, Muybridge, criou um sistem com diversas câmeras equidistantes, que seriam acionadas eletricamente durante o percurso de um cavalo, que corria e trotava na frente um pano branco. Com isso ele ganhou a aposta, o ex governador ganhou a aposta. A partir disso foi crescendo os estudo sobre o movimento, depois da fotografia surgiu o filme. Diante disso, ele nos mostrou alguns filmes que caracterizaram momentos na evolução do filme, do cinema, como:
Marca da Maldade


2001 Uma odisséia no espaço

Dia 15 de abril, tivemos aula com a Fafá. A aula foi ótima, dançamos muito, nos estravazamos, foi muito boa, também montamos pequenos grupos fizemos uma improvisação a partir dos temas que os colegas davam, foi muito bom. O grupo que participei, improvisamos a partir do tema assassinato no hospital. Ficou bem interessante, porque cada um do grupo conseguiu se posicionar, criar seu personagem e no fim a cena sentido.

Um comentário:

  1. Ei Carla!!! Muito bacana seus relatos! Mostra envolvimento e entedimento das propostas. É isso aí!

    ResponderExcluir