sábado, 11 de junho de 2011

Stanislavsk

Stanislavski, Konstantin Sergeyevich (Alexeev) (05 (17) .01.1863 – 1938/08/07), ator, diretor, professor e teórico do teatro, Artista do Povo da URSS (1936). Stanislavski estabeleceu os fundamentos da ciência moderna sobre o teatro, criou a escola, a direção de constituir uma nova etapa no desenvolvimento do realismo cênico (ver Stanislavski System).

Pais Stanislavsky pertencia à progressiva do comércio e da indústria, dos quais os valores familiares próximos Alexeyev importante da cultura russa – P. M. Tretyakov, AA Bakhrúchine, Mamontov.

Em 1877, Stanislavski fez sua estréia na cena em casa. Logo formou Alekseevskaya círculo ", é traduzida vaudeville, opereta. Stanislavski desempenhado aqui um monte de papéis com canto e dança. Em 1888 ele fundou (junto com o diretor e Fedotov AF, cantor e professor FP Komissarzhevskim) Comunidade das artes e da literatura. Jogado aqui o papel do Barão (O Cavaleiro Avarento "Pushkin), Ananias Yakovlev (" Bitter Fate Pysems'kogo), Ferdinand ("Intriga e Amor" Schiller).

Dotado de grande talento, a aparência fase brilho da imaginação, um carisma raro, em constante aperfeiçoamento de competências, Stanislavsky adquiriu fama famoso ator de seu tempo. Em seu primeiro trabalho como diretor, ele procurou romper com a tradição obsoleta, para encontrar meios mais sutis para a transmissão da verdade artística no palco ("Os frutos do Iluminismo" H. L. Tolstoi, 1891; "bell afundado" Hauptmann, 1898, etc.)

Em 1898, juntamente com Stanislavsky VI Nemirovich-Danchenko fundou o Moscow Art Theatre (MXT), uma trupe de atores, que incluía a arte da Companhia e da literatura, e os estudantes Nemirovich-Danchenko de Música e Teatro do Colégio obschestvava Filarmônica de Moscou. Sua primeira peça – "czar Fyodor Ivanovich, Alexei Tolstoy (1898, com encenação de Stanislavski e Sanin AA).

O verdadeiro nascimento da MXT, e com ela uma nova tendência no mundo teatral associado com a produção de A Gaivota de Tchekhov (1898, diretores e Stanislavsky Nemirovich-Danchenko). Isto foi seguido por "Tio Vânia" (1899), "Três Irmãs" (1901), "The Cherry Orchard" (1904), de Anton Chekhov.

Percebendo a verdade vital e poética, a essência inovadora de execuções de Tchekhov, Stanislavski e Nemirovich-Danchenko encontrado uma maneira especial de sua execução, abriram novos caminhos de abertura ao mundo espiritual do homem moderno. O sucesso foi determinado pelo desempenho conjunto de todos os intérpretes, unidos por um método comum criativo e um entendimento comum sobre a idéia do jogo: ação, cenário, iluminação, design de som criar um todo indivisível, uma única imagem artística.

Em 1902, Stanislavsky encenou a peça M. "Gorky's filisteus" e "das profundezas" (com VI Nemirovich-Danchenko), penetrado por uma premonição revolução em fogo brando. Com o dramaturgo Maxim Gorky (por definição Stanislavsky), ligado linha político-sociais no repertório MXT: na peça "filisteus" apareceu pela primeira vez em cena um novo herói trabalhador chamado para lutar pela transformação da sociedade.
direcionando Innovative foram levantadas Stanislavsky e Nemirovich-Danchenko, clássicos russos: "Ai de Wit Griboyedov (1906)," Onde é fina, lá e lágrima "Turgueniev (1912)," Village Stiepantchikov por Dostoiévski (1917), bem como " mês no País "Turgueniev (1909, com encenação de Stanislavski e J. Moskvin M.)," Blue Bird "Maeterlinck (1908, em conjugação com o LA Sulerzhitsky e Moskvin). Durante a prevalência de diversas tendências decadente Stanislavsky colocado em termos convencionou-simbolista "drama da vida" Hamsun e "vida humana" Andreev (ambos em 1907), mas estas performances ter convencido o impacto devastador sobre a arte do ator deliberada estilo artificial.


O talento Stanislavsky foi refletido em diversas imagens cênicas. Paphos contra a falsa moralidade e dos interesses egoístas da sociedade burguesa estava impregnada com a imagem do Dr. Stockman ["Doutor Stockman (" Inimigo do Povo "), Ibsen, com encenação de Stanislavski e Luga V.]. Com uma escala verdadeiramente romantismo Gorky jogado Satine ("The Depths Baixa"). encanto lírico, a humanidade profunda, a resistência espiritual diferentes personagens de Tchekhov Stanislavsky: Astra ("Tio Vânia"), Vershinin (Three Sisters). O talento satírico Stanislavsky manifesta nos papéis de Famusov ("Ai de Wit" Griboyedov), embebe ("Every Man Wise tropeça" Ostrovsky), Argand ("Imaginary Invalid, Molière).

Desde 1900-s.Stanislavsky ativamente desenvolvido a doutrina da criação ator – uma técnica de qualidade e método de trabalho na peça e do papel. No entanto, LA Sulerzhitsky ele organizou a 1 ª MXT Studio (1912), para trabalhar com os jovens para verificar e aprovar o seu sistema.

A vitória da Revolução de Outubro de 1917 estabeleceu um novo estágio da Stanislavski como diretor, professor e teórico da arte fase. Performances por eles durante a era soviética, caracterizado não só pela profundidade e originalidade da intenção do diretor, a perfeição do palco, mas também acuidade social: "Coração Apaixonado" Ostrovsky (1926), "Crazy Day e O Casamento de Figaro" de Beaumarchais (1927). Um marco importante no desenvolvimento do teatro soviético ea aprovação de seu método do realismo socialista foi colocado sob a direção de Stanislavski (diretor IY Sudakov) performance "blindada 14-69" Bc. Ivanov (1927).
Stanislavsky dirigiu a suas apresentações "Untilovsk" Leonova (1928), "Dead Souls", de Gogol (1932), "Talentos e admiradores" Ostrovsky (1933).

Stanislavsky reforma stremtsya as artes cênicas e música no teatro. Em 1918 dirigiu o estúdio de ópera do Teatro Bolshoi, cresceu no teatro de ópera estúdio, então – no Teatro da Ópera. Stanislavsky (encenado "Eugene Onegin", de Tchaikovsky, de 1922, "Noiva do Czar", de Rimsky-Korsakov, 1926 e, posteriormente, Musical Theatre de Stanislavski e Vl. Nemirovich-Danchenko). Em 1935, criou o estúdio de ópera dramática.

Stanislavski nunca parou de procurar melhores formas de arte cênica. Até o início dos anos 30. Ele ficou no limiar de novas descobertas, re-lançamento de um estúdio e trabalhos experimentais. Atividades de Stanislavsky, a mais total e completamente incorporada a idéia de realismo fase, teve um enorme impacto sobre o diretor soviético e desempenho escolar, tem contribuído para várias tendências teatrais. Em reconhecimento dos maiores mestres de cenas de exterior, todo o teatro contemporâneo usa o legado de Stanislavski.

Ele foi condecorado com a Ordem de Lenin, a Ordem dos Red Banner do Trabalho.
Em Moscou, na casa onde viveu Stanislavsky, em 1948, organizado pelo museu.
Cit.: Collected Works. Op., V. 1-8, M., 1954-1961.

Lit.: Efros HE, Stanislavsky, P., 1918; Gurevich, nove papéis Stanislavsky, "Teatro", de 1938, № 9, cerca de Stanislavsky. Sáb. memórias. 1863 – 1938, M., 1948; Prokofiev V., sobre os ensaios passado de Stanislavski, "Teatro", de 1948, № 1, o seu, Stanislavsky sobre o processo criativo do ator, ibid, 1948, № 3, Christy G., Job Stanislavski Teatro Ópera, M., 1952, legado de Stanislavski ea prática do teatro soviético. Sáb. artigos, M., 1953; Kryzhidky G., grande reformador fase, M., 1962, Mark P., no Teatro Stanislavsky, 1962, № 1, Stanislavsky. Escritores, artistas, diretores das grandes figuras do teatro russo, M., 1963; Lunacharsky A., Sobre Op., Vol. 3, M., 1964; Polyakova E., Stanislavsky – Actor, M., 1972; Vinogradskaya I. , A vida ea obra de Stanislavski. Crónica em 4 volumes. 1863 – 1938, v. 1-3, M., 1971-1973; MH Stroeva, Diretor busca Stanislavsky. 1898
- 1917, M., 1973; Sibiryakov HH, importância mundial de Stanislavsky, M, 1974.



Fonte: http://pt.actorsrussian.com/biografia-stanislavski-stanislavski.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário